COMO TESTAR A INTERNET
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Você tem o costume de testar a
sua conexão? Esses testes são importantes para saber se a velocidade de rede
junto a outras características é congruente com aquelas contratadas pela
operadora.
As formas de realizar os testes
de conexão são várias, pode ser tanto realizado pelo
navegador por meio de sites
especializados, quanto através do sistema operacional a
partir de códigos.
Teste em navegador
Alguns sites especializados são capazes de verificar a rede, mostrando a velocidade de download e upload, assim
como o ping (Latência de entrega de pacotes de dados). Existem vários, então não vamos recomendar nenhum específico, basta
pesquisar por teste de velocidade no Google que você vai encontrar dezenas
desses.
Para isso
basta acessar o site de maior confiança e se certificar de que seu computador
esteja conectado ao cabo de rede. Testes realizados por Wi-Fi não mostram
definitivamente a velocidade de internet, pois dependem de adaptadores que
possuem uma taxa de recepção de dados menor.
Teste pelo sistema operacional
No seu sistema operacional Windows, é
necessário abrir o “Prompt de comando”, que pode ser aberto pelo menu executar
através do comando “cmd”.
No Prompt de comando, será possível obter informações como IP (endereço
de protocolo) da rede, DNS e Ping. Essas informações são acessadas
mediante a códigos. São eles:
“IPCONFIG”: Permite acessar o endereço
de IP assim como gateway padrão de sub-rede e DNS.
“PING www.google.com.br” : Este comando possibilita obter
dados concretos instantaneamente sobre o ping de conexão, que é a variação de
tempo que as informações demoram para chegar de um ponto a outro, neste exemplo
ele vai demonstrar em milissegundos o tempo que um pacote de dados demora para
trafegar do site do “google” até seu computador.
Apesar de simples ele possui algumas
variações, que possibilita executá-lo por tempo indeterminado, ou por um tempo
determinado por você.
Recomenda-se que o comando seja
executado por pelo menos 5 minutos para obter uma avaliação mais concreta.
Geralmente ping(s)
acima de 30 (ms) podem resultar em uma conexão mais lenta.
Para testes
determinados: “PING www.google.com.br -t -n x” sendo que
“x” é o tempo em segundos que você deseja que seja feito o teste.
Para testes
indeterminados: “Ping www.google.com.br -t”
Para ordenar o fim da
execução do comando basta digitar as teclas Ctrl+Shift+C, e ele lhe dará a
síntese de todos os testes.
PRINCIPAIS CAUSAS DE PROBLEMAS COM INTERNET
Oscilação recorrente, quedas frequentes, baixa
velocidade, ping alto, são alguns dos mais diversos problemas que as pessoas enfrentam com a
internet de suas casas. Esse problema pode ter a ver com vários fatores,
problemas no cabo, entradas, computador, ou até mesmo o roteador.
Se após os testes você identificou que
a velocidade da internet está abaixo daquela contratada, a primeira coisa a se
fazer é reiniciar o roteador. É necessário que o roteador permaneça desligado
de 10 a 30 minutos, após esse período ele pode ser ligado novamente.
Caso o problema persista, é importante
comunicar a operadora e solicitar a reparação técnica.
Quando o computador está conectado ao
cabo de rede e não a-identifica, você deve:
1. Se certificar de que os drivers de
rede se encontram devidamente atualizados e instalados no sistema
2. Verificar se a entrada do
dispositivo não se encontra danificada.
3. Verificar se o cabo está
corretamente conectado ao roteador.
4. Verificar se o roteador está
recebendo internet.
Certamente após realizar os
procedimentos você saberá qual a causa do problema.
Os problemas de ping são resolvidos
assim como os problemas de velocidade, porém, pode ser consequência de outras
coisas, como o grande número de usuários conectados à rede, desvio de rota, ou
problemas no tráfego de rede. Os desvios de rota ocorrem por causa de
problemas estruturais da rede e podem ser concertados apenas com a
reinicialização do computador, entretanto, problemas recorrentes de ping podem
ser resolvidos apenas pela operadora.
Problemas com o
adaptador
Se o problema da vez for o
adaptador de rede, muitas vezes este problema se deve à falta de atualização nos drivers do dispositivo em questão. Todavia vale verificar se as antenas
ou a entrada do dispositivo não está danificada.
Para atualizar o driver, basta entrar
no site da fabricante.
Caso o problema não esteja relacionado
ao funcionamento e sim ao desempenho, como baixo sinal, oscilação ou
desconexão. Bom, isso varia de acordo com o adaptador e sua capacidade.
Adaptadores com maiores (mbps), são
capazes de captar mais sinal, entretanto isso depende também de sua antena.
Antes de comprar, verifique a qualidade
do produto e suas especificações de velocidade e alcance.
Problemas de
instalação ou configuração
As quedas repentinas na rede
podem ser problemas de instalação ou
configuração da rede. Problemas de instalação precisam
necessariamente de técnicos da operadora. Todavia, a configuração da rede pode
ser verificada a partir do menu de usuário, que pode ser acessado colocando o
endereço de IP no navegador.
Atenção! Pode ser que seu cabo de rede
esteja danificado, no caso dos cabos de cobre eles se degradam com o tempo,
então é importante evitar dobramentos, cortes e/ou desfilamentos. Já os de
fibra são muito sensíveis devendo evitar dobras e torções.
O pleno funcionamento da
internet é crucial para o dia a dia de muitas pessoas. Portanto é muito
importante a certificação de que a sua rede não possa estar sendo prejudicada
pelas causas citadas acima. Vale ressaltar que o técnico pode ser chamado em
quaisquer circunstâncias, principalmente se o problema persistir ou acontecer
periodicamente.
Para saber mais sobre a rede de
internet e algumas curiosidades, continue acompanhando o blog da Raiztec,
também visite os outros assuntos já abordados por aqui!!!