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COMO TESTAR A INTERNET

 

 

COMO TESTAR A INTERNET

Muitas vezes ao tentar assistir uma série, jogar jogos ou até mesmo dar aquela vasculhada nas mídias sociais, você se deparou com uma conexão mais lenta? Pois é, esse é o problema de muitos brasileiros que enfrentam diariamente dificuldades de conexão, como ping alto nos jogos, lentidão ao acessar sites e constante demora no carregamento de fotos e vídeos. De fato, a qualidade de internet no Brasil tem muito a melhorar, pois ainda frustra bastante gente e acaba com as maratonas de séries no fim de semana. Entretanto, há diversas coisas que você pode fazer para melhorar a sua conexão, desde ações simples e fáceis até outras mais complexas. Chega de aclamar pela volta da internet discada! Veja abaixo como melhorar a sua rede de internet e conheça algumas características sobre a sua conexão.
Leia o artigo: COMO TESTAR A INTERNET Dezembro 02 2020

COMO TESTAR A INTERNET

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  Você tem o costume de testar a sua conexão? Esses testes são importantes para saber se a velocidade de rede junto a outras características é congruente com aquelas contratadas pela operadora.

  As formas de realizar os testes de conexão são várias, pode ser tanto realizado pelo

navegador por meio de sites especializados, quanto através do sistema operacional a

partir de códigos.

 

 Teste em navegador



     Alguns sites especializados são capazes de verificar a rede, mostrando a velocidade de download e upload, assim como o ping (Latência de entrega de pacotes de dados). Existem vários, então não vamos recomendar nenhum específico, basta pesquisar por teste de velocidade no Google que você vai encontrar dezenas desses.

     Para isso basta acessar o site de maior confiança e se certificar de que seu computador esteja conectado ao cabo de rede. Testes realizados por Wi-Fi não mostram definitivamente a velocidade de internet, pois dependem de adaptadores que possuem uma taxa de recepção de dados menor. 

 

 

Teste pelo sistema operacional



No seu sistema operacional Windows, é necessário abrir o “Prompt de comando”, que pode ser aberto pelo menu executar através do comando “cmd”.

No Prompt de comando, será possível obter informações como IP (endereço de protocolo) da rede, DNS e Ping. Essas informações são acessadas mediante a códigos. São eles:

“IPCONFIG”: Permite acessar o endereço de IP assim como gateway padrão de sub-rede e DNS.

“PING www.google.com.br” : Este comando possibilita obter dados concretos instantaneamente sobre o ping de conexão, que é a variação de tempo que as informações demoram para chegar de um ponto a outro, neste exemplo ele vai demonstrar em milissegundos o tempo que um pacote de dados demora para trafegar do site do “google” até seu computador.

Apesar de simples ele possui algumas variações, que possibilita executá-lo por tempo indeterminado, ou por um tempo determinado por você.

Recomenda-se que o comando seja executado por pelo menos 5 minutos para obter uma avaliação mais concreta.

Geralmente ping(s) acima de 30 (ms) podem resultar em uma conexão mais lenta.

Para testes determinados: “PING www.google.com.br -t -n x” sendo que “x” é o tempo em segundos que você deseja que seja feito o teste.

Para testes indeterminados: “Ping www.google.com.br -t”

Para ordenar o fim da execução do comando basta digitar as teclas Ctrl+Shift+C, e ele lhe dará a síntese de todos os testes.

 

 

PRINCIPAIS CAUSAS DE PROBLEMAS COM INTERNET

 

 Oscilação recorrente, quedas frequentes, baixa velocidade, ping alto, são alguns dos mais diversos problemas que as pessoas enfrentam com a internet de suas casas. Esse problema pode ter a ver com vários fatores, problemas no cabo, entradas, computador, ou até mesmo o roteador.

Se após os testes você identificou que a velocidade da internet está abaixo daquela contratada, a primeira coisa a se fazer é reiniciar o roteador. É necessário que o roteador permaneça desligado de 10 a 30 minutos, após esse período ele pode ser ligado novamente. 

Caso o problema persista, é importante comunicar a operadora e solicitar a reparação técnica.

Quando o computador está conectado ao cabo de rede e não a-identifica, você deve:

1. Se certificar de que os drivers de rede se encontram devidamente atualizados e instalados no sistema

2.  Verificar se a entrada do dispositivo não se encontra danificada.

3. Verificar se o cabo está corretamente conectado ao roteador.

4. Verificar se o roteador está recebendo internet.

Certamente após realizar os procedimentos você saberá qual a causa do problema.

Os problemas de ping são resolvidos assim como os problemas de velocidade, porém, pode ser consequência de outras coisas, como o grande número de usuários conectados à rede, desvio de rota, ou problemas no tráfego de rede.  Os desvios de rota ocorrem por causa de problemas estruturais da rede e podem ser concertados apenas com a reinicialização do computador, entretanto, problemas recorrentes de ping podem ser resolvidos apenas pela operadora.

 

   Problemas com o adaptador

 

 Se o problema da vez for o adaptador de rede, muitas vezes este problema se deve à falta de atualização nos drivers do dispositivo em questão. Todavia vale verificar se as antenas ou a entrada do dispositivo não está danificada.

Para atualizar o driver, basta entrar no site da fabricante.

Caso o problema não esteja relacionado ao funcionamento e sim ao desempenho, como baixo sinal, oscilação ou desconexão. Bom, isso varia de acordo com o adaptador e sua capacidade.

Adaptadores com maiores (mbps), são capazes de captar mais sinal, entretanto isso depende também de sua antena.

Antes de comprar, verifique a qualidade do produto e suas especificações de velocidade e alcance.  

 

 

Problemas de instalação ou configuração 



  As quedas repentinas na rede podem ser problemas de instalação ou configuração da rede. Problemas de instalação precisam necessariamente de técnicos da operadora. Todavia, a configuração da rede pode ser verificada a partir do menu de usuário, que pode ser acessado colocando o endereço de IP no navegador. 

Atenção! Pode ser que seu cabo de rede esteja danificado, no caso dos cabos de cobre eles se degradam com o tempo, então é importante evitar dobramentos, cortes e/ou desfilamentos. Já os de fibra são muito sensíveis devendo evitar dobras e torções.

  O pleno funcionamento da internet é crucial para o dia a dia de muitas pessoas. Portanto é muito importante a certificação de que a sua rede não possa estar sendo prejudicada pelas causas citadas acima. Vale ressaltar que o técnico pode ser chamado em quaisquer circunstâncias, principalmente se o problema persistir ou acontecer periodicamente.





 Para saber mais sobre a rede de internet e algumas curiosidades, continue acompanhando o blog da Raiztec, também visite os outros assuntos já abordados por aqui!!! 



https://www.raiztec.com.br/blog/servicos-produtos-informatica/monitorar-servidor-desempenho-trafego-rede.html










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